www.astronomiaamadora.net
Home | História | O Sistema Solar | O Universo | Astronáutica | Biografias | Download | Telescópio Hubble
  Ofertas Shopping UOL Binóculo no Shopping UOL Oculares no Shopping UOL Lunetas no Shopping UOL Telescópios no Shopping UOL  
 

top left top right
 

Mapas do CÉu

Encontramos aqui cinco mapas, sendo um para cada estação do ano e um mapa que mostra as principais estrelas e constelações situadas nas proximidades do Pólo Celeste Sul. Na região central de cada mapa temos a constelação típica para cada estação do ano : Orion para o verão, Leão para o outono, Escorpião para o inverno e Pégasus para a primavera. Para o mapa do pólo celeste sul temos o Cruzeiro do Sul como constelação mais conhecida. Cada mapa celeste mostra as principais estrelas, constelações e objetos celestes situados nas proximidades destas constelações importantes (Orion, Leão, Escorpião, Pégasus e Cruzeiro do Sul).

Como usar os mapas

Em cada mapa temos as constelações mais importantes que são indicadas com seus nomes em letra azul. Ao clicar nesses nomes surgirá as figuras dessas constelações.

Ainda nos mapas temos as estrelas mais importantes que são indicadas por uma seta vermelha. Ao colocar o cursor sobre essas estrelas surgirá uma janela com algumas informações. As setas azuis indicam as posições de alguns objetos importantes ( aglomerados estelares, nebulosas e galáxias ). Ao clicar nessas setas azuis surgirá uma janela com a imagem do objeto e alguns dados.

Mapa da Primavera

Primavera (23/9 a 21/12)

Nesta época do ano as constelações que podem ser avistadas próximas ao zênite durante a passagem dos meses são Pégasus, Andrômeda, Triângulo, Cisne, Lira e Águia.

Clique na imagem ao lado para detalhes...

 
Mapa do Verão

VerÃo (21/12 a 21/3)

Nesta época do ano as constelações que podem ser avistadas próximas ao zênite durante a passagem dos meses são Órion, Gêmeos, Cão Maior, Touro, Cão Menor e Cocheiro.

Clique na imagem ao lado para detalhes...

 
Mapa do Outono

Outono (21/3 a 21/6)

Nesta época do ano as constelações que podem ser avistadas próximas ao zênite durante a passagem dos meses são Coroa Boreal, Boieiro, Ursa Maior, Virgem e Leão.

Clique na imagem ao lado para detalhes...

 
Mapa do Inverno

Inverno (21/6 a 23/9)

Nesta época do ano as constelações que podem ser avistadas próximas ao zênite durante a passagem dos meses são Sagitário, Escorpião, Coroa Austral, Ofiuco e Balança. As duas primeiras encontram-se na região mais ricamente povoada de estrelas do nosso céu.

Clique na imagem ao lado para detalhes...

 
Pólo-Sul Celeste

PÓlo-Sul Celeste

O Polo-Sul celeste possui constelações deveras interessantes, dentre as quais o Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina, Mosca, Oitante, Pavão, Altar e Lobo.

Nesta região encontra-se a estrela mais próxima de nós depois do Sol, Proxima Centauro, a 4 anos-luz de distância (ou aprox. 40 trilhões de quilômetros).

Clique na imagem ao lado para detalhes...

Para maiores informações, consulte os links abaixo:

 
bottom left bottom right
Bookmark and Share
2009 - Ano Internacional da Astronomia
 

Principal

Outros conteúdos

Sobre nós...

Assine nosso Feed RSS
© 2017 Astronomia Amadora.net - Todos os direitos reservados