www.astronomiaamadora.net
Home | História | O Sistema Solar | O Universo | Astronáutica | Biografias | Download | Telescópio Hubble
  Ofertas Shopping UOL Binóculo no Shopping UOL Oculares no Shopping UOL Lunetas no Shopping UOL Telescópios no Shopping UOL  
 

top left top right
 

HISTÓRIA

A Astronomia na Era Espacial

Foguete V2, projetado, construído e lançado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial

A exploração do Universo iniciou-se em 1946, quando um foguete V2, recuperado na Alemanha após o término da Segunda Guerra Mundial, foi equipado e lançado pelos Estados Unidos com um dispositivo destinado a medir as emissões solares em raios X, cuja existência era considerada como muito provável, mas que só poderia ser provada por experiências fora da atmosfera terrestre.

Desde o lançamento de engenhos acima da atmosfera celeste, tornou-se possível pôr em evidência a existência de outras radiações cósmicas invisíveis, cujo estudo até então era muito difícil, se não impossível, em virtude de sua absorção pela atmosfera, como os raios gama, raios X, ultravioleta e infravermelho.

Em 1962 foram colocados em órbita os primeiros satélites especialmente desenvolvidos para estudar as radiações invisíveis do Sol. O estudo das radiações ultravioleta começou em 1968, com o observatório orbital norte-americano OAO-2. Já o estudo dos raios X iniciou-se em 1970 com o satélite norte-americano SAS-1, também conhecido como Uhuru. O estudo dos domínios dos raios gama começou em 1972, com o engenho também norte-americano SAS-2.

A confrontação dos resultados obtidos nestes diversos domínios permitiu aos astrônomos dispor de uma visão completa dos mais variados fenômenos que ocorrem no Universo em todos os comprimentos de onda.

Uma outra face da astronomia espacial foi a exploração in loco da Lua, dos planetas e do meio interplanetário com a ajuda de sondas e naves tripuladas, como as que desceram nas superfícies da Lua, de Marte, de Vênus, e, mais recentemente, na maior lua de Saturno, Titan, ou ainda as que estão nos limites do Sistema Solar, como as Voyager 1 e 2 e as Pioneer 10 e 11.

O Telescópio Espacial Hubble - HST

Telescópio Espacial Hubble

O Telescópio Espacial Hubble - HST - foi o primeiro observatório em órbita de uso geral, desenvolvido no âmbito da cooperação entre a NASA e a Agência Espacial Européia (ESA). Lançado em 24 de abril de 1990, o Hubble faz observações nas regiões da luz visível e do ultravioleta no espectro eletromagnético.

Ele foi e ainda é capaz de efetuar pesquisas importantes, como melhorar de modo significativo o cálculo da velocidade das galáxias que se afastam de nós. Além disso, o Telescópio Espacial proporcionou uma das melhores visualizações do Universo, encontrando galáxias que se situam a 12,7 bilhões de anos luz.

Por Ronaldo Rogério de Freitas Mourão - Todos os direitos reservados
 
bottom left bottom right

Ir para:

Bookmark and Share
2009 - Ano Internacional da Astronomia
 

Principal

Outros conteúdos

Sobre nós...

Assine nosso Feed RSS
© 2017 Astronomia Amadora.net - Todos os direitos reservados