www.astronomiaamadora.net
Home | História | O Sistema Solar | O Universo | Astronáutica | Biografias | Download | Telescópio Hubble
  Ofertas Shopping UOL Binóculo no Shopping UOL Oculares no Shopping UOL Lunetas no Shopping UOL Telescópios no Shopping UOL  
 

top left top right
 

A CivilizaÇÃo Grega

IntroduÇÃo

Vaso grego retratando os jogos olímpicos

Após a dissolução dos estados gregos, a ciência encontrou novo lar em Alexandria, onde a investigação do céu, baseada em medidas sistemáticas, produziu rápidos avanços. Em vez de se limitarem aos estudos numéricos, é notável como os grandes astrônomos gregos ensaiavam a aplicação das leis da geometria ao cosmo. Aristarco de Samos, que viveu na primeira metade do século III a.C., tentou comparar quantitativamente as distâncias Sol-Terra e Lua-Terra, bem como o diâmetro destes três corpos celestes. Em consequência de tais pesquisas, Aristarco foi o primeiro a adotar e ensinar o sistema heliocêntrico.

As idéias de Aristarco estavam tão deslocadas de seu tempo que as gerações que se sucederam não lhe deram importância, esquecendo-as.

Logo após as importantes descobertas de Aristarco, o filósofo grego Eratóstenes de Cirene (276-196 a.C.) realizou, entre Alexandria e Siena, no Egito, a primeira medida de um grau de arco sobre a superfície da Terra. Comparou a diferença em latitude entre os dois lugares, situados ao longo de uma rota muito usada pelas caravanas, deduzindo os primeiros valores da circunferência e do diâmetro da Terra, com exatidão notável para a época.

Cidade de AtenasO primeiro grande observador da Antiguidade foi o astrônomo e filósofo grego Hiparco (séc. II a.C.), cujo catálogo estelar só foi ligeiramente superado em precisão no século XVI.

O aperfeiçoamento gradativo das observações, por um lado, e o desenvolvimento de nova técnicas matemática, por outro, constituíram o material com o qual a teoria do movimento dos planetas adquiriu formas definitivas, através do astrônomo e matemático grego Ptolomeu (c. 100-170). Embora o Almagesto, como é mais conhecida a sua obra, tivesse sido fundamentado, principalmente, nas observações e investigações de Hiparco, Ptolomeu situou a Terra no centro do cosmo. O movimento da Lua e do Sol pelo céu podiam ser representados aproximadamente por percursos circulares.

Por sua atitude intelectual, o Almagesto mostra claramente a influência da filosofia de Aristóteles, e seu esquema de idéias tornou-se, eventualmente, o dogma de uma doutrina rígida, o que contribuiu para a surpreendente durabilidade do sistema ptolomaico. Após o declínio da Academia de Alexandria, os cristãos, na Síria, e depois os árabes, em Bagdá, desenvolveram o trabalho de Ptolomeu.

 
bottom left bottom right

Ir para:

Voltar para "História"
Bookmark and Share
2009 - Ano Internacional da Astronomia
 

Principal

Outros conteúdos

Sobre nós...

Assine nosso Feed RSS
© 2017 Astronomia Amadora.net - Todos os direitos reservados